Skip to content

Tratamento Térmico

Tratamento para alívio de tensão

O Tratamento Térmico para alívio de tensões é um procedimento térmico aplicado a peças fabricadas, geralmente de aço (carbono ou inox) ou ferro fundido. Também conhecido como recozimento subcrítico, esse processo tem como objetivo principal eliminar as tensões internas das peças, sem alterar suas propriedades. É frequentemente realizado após operações como deformação a frio, soldagem, usinagem e outros procedimentos.

O tratamento é executado a temperaturas próximas às do revestimento e abaixo da zona crítica. Este método inovador torna as peças de aço e ferro fundido mais maleáveis, sem comprometer sua dureza, proporcionando maior homogeneidade à sua estrutura e melhorando suas propriedades mecânicas. É uma técnica altamente eficaz e útil em diversos setores industriais, com ênfase na metalúrgica e siderúrgica, no método por combustão

 

No processo de Tratamento para alívio de tensão, a peça é aquecida a uma temperatura específica e mantida nessa condição por um período determinado. O resfriamento subsequente deve ser uniforme, garantindo que todas as partes da peça esfriem simultaneamente. Isso não apenas torna a peça mais maleável, mas também aumenta sua resistência à fadiga, à corrosão e reduz significativamente o risco de empenamento.

A HOTWORK Brasil há 30 anos, tem sido uma referência em tratamentos térmicos no Brasil. Atua nas maiores obras do país como Petrobrás, Metrô de São Paulo, setor nuclear e setor petrolífero e setor siderúrgico.

A empresa possui uma infraestrutura de ponta e opera de acordo com rigorosas normas técnicas do setor, utilizando equipamentos de última geração.

Entre em contato